Cães são capazes de imitar movimentos feitos pelos donos

O jeito mais fácil de ensinar uma tarefa a um cão é fazer com que ele imite os gestos de seu dono. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Viena, na Áustria. De acordo com a pesquisadora Friederike Range, estes animais são capazes de seguir o que faz um humano, desde que sejam ensinados e treinados para isso.

A equipe de estudiosos fez várias tentativas com um grupo de cachorros e donos, a partir de um teste de abrir a porta de uma pequena caixa com uma maçaneta. Primeiro, os homens deveriam girar a maçaneta, com a boca ou a mão, e se o cachorro conseguisse imitá-lo com sucesso recebia uma recompensa. Um segundo grupo de animais foi ensinado a fazer uma ação contrária à dos donos – se os humanos abrissem a porta com as mãos, os cães deveriam fazer isso com a boca, e vice-versa.

O estudo concluiu que os cachorros que imitavam a mesma ação do dono aprendiam a tarefa muito mais rápido. Isso mostra que os animais têm pré-disposição a imitar tarefas envolvendo mãos e patas ou boca e focinho. De acordo com a pesquisadora, o corpo canino é muito diferente do humano e, por isso, os cães precisam interpretar o que veem.

“Isso é muito importante para os animais”, destacou Range, “porque eles podem aprender aspectos do mundo sem ter que passar pela tentativa e pelo erro, que sempre oferece riscos”. A pesquisa dá suporte à teoria do aprendizado em que um sistema de “neurônios espelhados” e a capacidade de imitar são formados à medida que um animal aprende e se desenvolve – ou seja, ele não nasce com estas características.

Deixe uma resposta