0
Shares
Pinterest Google+

cachorro-filhote-medo-fogos-artificio-rojao-petrede

Hoje tem do e a cada gol feito pela Seleção Brasileira é mais do que comum os torcedores extravasarem a alegria com rojões e outros tipos de .

Eis que surge um problema e tanto para muitos donos de : como aplacar o desespero dos cães que se assustam com o barulho provocado pelos ? destacam que o excessivo de ruídos é um dos problemas mais difíceis no canino, especialmente em casos graves.

Segundo o Rodrigo Fonseca Ribeiro, os donos podem buscar em calmantes naturais e medicamentos mais fracos a alternativa ideal para situações em que os cães se sentem assustados por conta dos rojões. “O ideal é não abusar desse tipo de antídoto, mas caso seja necessário os cães podem tomar calmantes como Maracujina”, explica o especialista. A medicação tem que ser dada antes do começar a ficar apavorado para evitar crises leves de .

No caso desse tipo de remédio não resolver o medo, os donos devem procurar a ajuda de um veterinário. Só depois de uma consulta específica com o médico do cachorro é que medicamentos mais fortes poderão ser receitados. “Se o veterinário julgar necessário, o animal poderá tomar outros medicamentos mais fortes em gotas”, observa Ribeiro. A medida será eficaz para conter casos mais graves de pânico. “Há cães que chegam a se atirar contra a parede”.

É importante que os donos se atenham ao problema do medo de de artifício, principalmente quando o cachorro tem problemas cardíacos ou idade já avançada. Nesses dois casos, o medo exagerado pode resultar em de consequências fatais. Outro aspecto que deve sempre ser observado é a possibilidade do cão fugir de casa em disparada em momentos de grande de medo. Por isso, não se deve abrir portões ou portas que deem para rua sem a garantia de que o animal não vai fugir.

Compensação
Um erro comum feito por proprietários de animais de estimação é o dado quando os cachorros manifestam temor por conta do barulho. O efeito desse , entendido como compensação pelos especialistas, é prejudicial aos cães. Sempre que a pessoa faz no cão, ele entende que aquele comportamento é o ideal, pois será retribuido com afagos. “A pessoa acaba estimulando o medo do seu próprio animal”, observa Ribeiro. O cão acaba entendendo que realmente há e o medo tende a aumentar.

Ribeiro informa que técnicas de são eficazes na resolução desse tipo de medo. “Os adestradores têm técnicas que podem anular o receio dos animais”. Algumas medidas feitas em casa já podem ajudar. O dono pode tentar distrair o cão com brincadeiras que ele goste e sempre que ele brincar e esquecer do medo pode ser dado um petisco. Com o tempo, a tendência é o cão associar os barulhos com um momento de .

Dicas – Administrar o medo
Se o cachorro se esconder embaixo da cama ou de algum outro móvel, deixe-o lá;

Não faça carinho ou pegue no colo o cão após ele tremer de medo. Isso fará com que ele continue a ter medo dos barulhos;

Tente distrair o cão com brincadeiras que ele goste e sempre que ele brincar e esquecer do medo pode ser dado um petisco;

Medicamentos mais fortes só podem ser dados com prescrição médica.

Cães têm medo de rojão. O que fazer? foi modificado pela última vez: março 2nd, 2016 por Alexandre Domingues
Anterior

Durante a Copa, cachorros têm "dias de cão" por causa dos rojões

Próxima

Fogos de artifício deixam animais com medo