1
Shares
Pinterest Google+

Podemos um filhote após o desmame estar completo. Isso acontecerá entre 45- 60 dias após o nascimento. O desmame deve ser iniciado entre 30 e 45 dias.

Uma dúvida bastante comum é como escolher o filhote a ser adotado. Quando se fala em raça pura, é possível saber algumas características do cão, mas, se tratando de raça não definida, é mais difícil acertar. Mas não impossível.

A primeira coisa que você deve levar em consideração é o tamanho do filhote. Lembre-se que quando pequenos, eles são todos fofinhos, mas quando crescem… podem se tornar um problema. Por isso, atente-se para o em que você vive: casa ou ? Uma dica: verifique o tamanho das patas. Se grandes, seu cão ficará grande!

Outra é o tipo de pelagem: pelos longos requerem cuidados diários como escovação ou tosas periódicas. Pelo curto são práticos, mas não quer dizer que o seu cão não vai deixar pelos no sofá.

Você quer um cão macho ou fêmea? Isso é uma decisão muito pessoal. Hoje em dia com adestramento, é possível ter um macho tão higiênico quanto à femea. A castração é o melhor meio para se evitar novos filhotes.

Agora que você já escolheu o seu filhote, vamos saber o que fazer:

Leve ao Médico de confiança para ele avaliar a do animal e aplicar a 1ª dose da e prescrever o vermífugo.

A Primeira dose de vacina deve ser administrada com 45-60 dias de vida. Serão administradas 3 doses da óctupla num esquema de (0-30-90 dias) e juntamente com a 3ª dose da óctupla a administração da ;

O Vermífugo geralmente acompanha a 1ª dose da vacina e deve seguir a do fabricante na forma de reforço. Indicamos vermifugação a cada 3 meses.

A Vacina contra gripe pode ser administrada após todas as doses da vacina óctupla e anti-rábica. Essa deve ser administrada em duas doses (0-30 dias).

A Microchipagem é muito importante para poder identificar o seu novo amiguinho em caso de perda ou roubo ou para viagens internacionais. Ele terá um número único no mundo que fica armazenado num banco de dados internacional. Em qualquer lugar do mundo que ele for achado o seu verdadeiro dono poderá ser localizado.

O filhote precisa de uma refeição de . Como escolher?

Existem vários tipos de ração, porém, recomendamos:
Super Premium: São rações de excelente qualidade. Seus nutrientes são balanceados bem como o nível de gordura, sal e corantes são bem controlados. Existem marcas que fizeram rações super Premium para cada raça de cão, isso é uma grande vantagem, pois no próprio alimento existem nutrientes que cada raça necessita mais.

Ração Premium: Qualidade inferior a super premium, porém, o custo também é inferior. Excelente opção para pessoas que tem muitos animais e querem dar uma ração de boa qualidade com custo reduzido.

Quanto à alimentação caseira, é também uma opção de alimentação para os cães. A grande desvantagem é que os nutrientes não são balanceados e podem conter grande quantidade de sal e gordura.

Uma dica importante é que o cão não é carnívoro e sim onívoro, sendo assim, não é correto dar alimentação apenas com carne. O correto é balancear com todos os nutrientes necessários (carboidrato 40%, proteina 40%, fibra 20%).

O alimento deve ser oferecido 4 vezes ao dia para o filhote.

Evite deixar a comida à vontade, pois, outros animais (ratos, pássaros, ) podem se aproveitar e dividir o alimento com nossos amiguinhos. Outra desvantagem de deixar o alimento a vontade é que ele resseca no ar e perde alguns nutrientes.

Lembre-se sempre de manter água limpa e fresca à vontade para o seu cãozinho.

O primeiro :
O indicado é esperar a aplicação da 3ª dose da vacina óctupla + anti-rábica, para iniciar atividades fora de casa.

Evitar o contato com outros animais que não conhecemos a procedência, pois esses podem não estar vacinados e ter alguma incubada que pode ser transmitida para nosso amiguinho.
Ao passear com o seu cão, leve água para ele se refrescar e sempre recolha as fezes dele.


Lembrando que a regra de o animal não deve sair de casa antes do fim das vacinações, também se aplica em ir ao !!!

O nessa fase em que o animal ainda não terminou as vacinas pode ser dado, mas seguindo algumas regrinhas que são:
– Banho em casa;
– Escolher um dia bem quente;
– pela manhã;
– banho morno/frio;
– usar shampoo neutro;
– secar bem o animal com toalhas e se for possível com secador.

Para limpar as , jamais use cotonotes! A pode ser realizada com algodão/gaze “enrolado” no dedo. Também podem ser utilizados agentes de específicos para isso.

Comentários

Previous post

Pulgas nos felinos: Como evitar?

Next post

Gatos e crianças pequenas