0
Shares
Pinterest Google+

petrede-passeio-com-cachorroA hora do é uma das mais esperadas pelo cão! É um momento em que o dono pode interagir com o animal e aproveitar ótimos momentos com ele. Hoje em dia muitos donos têm cachorros em apartamentos ou casas pequenas e, desse modo, o se torna uma necessidade constante. E, para não estragar a diversão, o proprietário deve tomar alguns para evitar brigas durante a caminhada. Para isso, como em muitos outros, a melhor opção é sempre prevenir antes que o problema ocorra. Se você estiver passeando com o seu cão e ele tentar atacar outro animal assim que este chegue perto, provavelmente seu cachorro está reagindo desse modo porque está com medo e inseguro com a situação.

Por isso, a melhor maneira para evitar que isso ocorra é fazer a sociabilização do cão, ainda quando filhote, apresentando vários tipos de cachorros de diversos tamanhos e características diferentes. A socialização também pode ser feita em cães adultos, na forma de dessenssibilização.

Preste atenção na maneira como o cachorro reage quando está passeando e como ele percebe a presença de outro cão. O modo como você reage também influencia o comportamento do animal. Por isso, tente disfarçar a sua ansiedade e não puxe a guia porque seu amigo pode associar isso a um sinal de perigo. Atraia a atenção dele, associe aquela presença do outro cachorro com recompensa e diversão, ou então simplesmente ignore e continue andando. Mas nunca premie seu amigo se ele demonstrar agressividade.

passeio-caminhada-cachorro-petrede

Exerça liderança com seu cão, mostrando a ele que é você quem impõe as regras durante o passeio. Crie regras para controlar as situações. Imagine um cão roendo um osso, comendo um pedaço que carne, latindo com o pelo estremecido. Não deixe seu cãozinho chegar perto, pois pode ser uma situação que desencadeie uma .

Se o pet fica latindo para todos outros que passam na rua, o proprietário deve impedir esse comportamento, trabalhando a sociabilização e liderança sobre o cão. Normalmente cães de rua não vão demonstrar agressividade e sim uma atitude amistosa para seu cãozinho. Lembre-se também que o dono nunca deve ameaçar um cão desconhecido, pois isso pode desencadear uma agressão ao seu amigo peludo.

Outra dica essencial é levar o cão sempre preso na guia, para facilitar o controle diante de alguma situação inesperada.

É importante ficar alerta ao que acontece ao redor para evitar situações perigosas. Seguindo essas dicas a hora de passear fluirá sem problemas e contratempos!

Bom passeio a todos!

Fonte: Blog do Dr. Pet
Autor: Rodrigo Caldarelli (Adestrador da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Anterior

Cuidado ao medicar seu animal

Próxima

Animais de estimação gostam de musica, mas não de qualquer uma