1
Shares
Pinterest Google+

Ao passar por um e ver um cão ainda muitas pessoas se encantam e acabam adquirindo um animal de estimação.

Mas, nem todas atentam para a responsabilidade de criar um cão. Além de limpeza, ele precisa de outros cuidados que envolvem passeios, alimentação e adequados.

Segundo o adestrador e handler, Gian Carlos Corrêa, 34, todo o cão pode ou deve passar pelo adestramento. “Os cães podem ser adestrados e devem passar por adestramento para ser corrigidos os maus hábitos que os próprios donos ensinam sem perceber. Por exemplo: o cão aprende a pular no dono porque quando é filhote os donos só os agradam no colo e quando crescem pulam para receber carinho porque sem que os donos percebessem treinaram ele para isso”, demonstra.

Adestrar o dono
De acordo com o Corrêa, antes de adquirir um cão as pessoas devem atentar para as responsabilidades que isso acarreta. Principalmente com as raças de guarda, que via de regra são maiores e podem se tornar mais agressivas.

O índice de cães é alto. Parte disse deve ao fato dos donos não atentarem para a necessidade de se adestrar os cães. “Antes de pensar em ter um cão a pessoa precisa saber para quê ele quer o animal, se é para guarda ou companhia, se o local que ele vai crescer é ideal para raça escolhida, e sempre procurar cães com registros (com pedigree), porque assim você tem a certeza que o animal é puro e tem boa índole”, comenta.

Antes de adestrar o cão o dono deve muitas vezes mudar seu próprio .
“O dono é conscientizado pela mudança do cão, e treinado ao decorrer do tempo que o animal passa em ”, revela.

O processo de aprendizagem
A pessoa que cria o animal pode pensar nele como um membro da própria família. Mas, o cachorro vê seu dono e os membros do local onde mora como parte de sua matilha. Por isso estabelece uma relação de hierarquia. Os donos devem aprender a se comportar como os chefes dessa matilha para adquirir o respeito dos animais.

“O cão aprende por associação e repetições e vê os humanos como membros de sua matilha. Quando levamos um cão para casa queremos que ele seja um membro da família e ele não entende dessa forma, eles nos tem como membro da matilha e se não são treinados tentam exercer a liderança onde acabam trazendo alguns comportamentos indesejáveis e os mais comuns são as agressões com outras pessoas e até mesmo com os outros animais”.

O adestramento de cães pequenos e grandes não é diferente.“Atendemos cerca de 20 a 30 cães por mês no Canil Hill’s Sthefane, em . Todos os cães aprendem da mesma forma, só que devemos respeitar os limites de um cão de pequeno porte que tem menos resistência que os de grande porte”, conta.

O que nunca fazer
Os donos devem reforçar os comportamentos desejados do cão para que ele associe a ação realizada com algo bom. Apenas repreender quando o animal faz algo incorreto não ajuda no processo de adestramento.

Frente a atitudes indesejadas dos animais muitos donos acabam tendo comportamentos que reforçam a agressividade do pet, como gritar e até mesmo bater. “Isso só atrapalha, os métodos de adestramento estão muito avançados, é possível mudar o comportamento do cão com técnicas comportamentais, gritos e pancadas deixam o cão muito mais agressivos porque aprendem a se defender para não apanhar”, afirma o handler.

Donos de cães devem aprender noções de adestramento foi modificado pela última vez: agosto 21st, 2017 por Alexandre Domingues
Anterior

Saiba como estimular a inteligência do seu cão

Próxima

Venda porta a porta é oportunidade de renda para pet lovers

  • Pedro

    Muito bom artigo, bem esclarecedor, a maioria das pessoas passando por um pet shop quando vê
    os filhotes já querem logo comprar o bichinho mas faz como eu não tem os divido cuidados,
    para a sua sobre vivencia deixei o animalzinho morrer por simples falta de conhecimento.Até
    hoje me arrependo.