0
Shares
Pinterest Google+

O cachorro é um companheiro para todas as horas. Por isso, é estranho quando não está disposto a brincar. Isso ocorre ao ficar e nem sempre lembramos que ele pode ter gripe, alergia e se machucar, como a gente. Porém, assim como  nós, os peludos precisam de cuidados para ter e bem-estar.

As irmãs Maria Cecília, 9 anos, e Ana Clara Molonha, 6, de São Bernardo, não faziam ideia do trabalhão que dá tomar conta da lhasa apso Bela. Dividem as tarefas: uma trata dela antes de ir à escola e a outra, à noite. “A mãe ajuda a recolher a sujeira”, diz Ana Clara. Levam Bela para passear, tomar banho e ao . Assim, aprendem a se preocupar com quem é mais frágil e se tornam responsáveis.

Mas, mesmo cuidadosas, Bela se machucou ao cair da mesa. Preocupadas, seguiram a recomendação de não mexer na cadelinha. “Chamamos a veterinária. Fez raio X. Não quebrou nada”, lembra Maria Cecília.

Assim como os humanos, os animais não podem tomar sem ordem médica. Além disso, os tutores devem ficar de olho em mudanças de hábito. Foi o que fizeram os irmãos Matheus , 7, Pedro Henrique, 7, e Lucas Bianchini, 5, de São Caetano, quando notaram que a shitzu Polly estava quieta e engordando rapidamente. “Fez ultrassom e estava grávida de três filhotes”, diz Matheus.

Os irmãos prepararam um cantinho especial na garagem para ela. “Ficamos ansiosos”, conta Lucas. Só não esperavam que Polly tivesse complicações no parto. “Um estava preso. Levamos ao veterinário e ela ficou internada”, afirma Pedro.

Cuidados importantes

Além de dar carinho e atenção, quem tutela um animal precisa seguir as recomendações:

Deixar o pet em com ventilação e sempre limpinho.

Dar de qualidade e água fresca.

Passear com frequência com os cães para que desenvolvam os músculos.

Levar ao veterinário pelo menos uma vez ao ano e dar as vacinas necessárias.

Não deixar espalhados objetos que representem risco ao pet.

Fonte: Diário do Grande ABC
Fique de olho na saúde do seu cão foi modificado pela última vez: agosto 28th, 2013 por Alexandre Domingues
Anterior

Animais também precisam de transfusão e podem doar sangue

Próxima

Ter um animal de estimação é bom para a saúde?