0
Shares
Pinterest Google+

Hoje, 25 de abril, é o Dia Internacional do , a maior referência para a população quando falamos de cães de serviço. Fiéis e , os animais possuem essa função reconhecida e regulamentada em lei, servindo de olhos para pessoas com deficiência visual. O cão-guia proporciona melhores condições de e a essas pessoas, além de melhorar a qualidade de vida e facilitarem o acesso delas ao mercado de trabalho, proporcionando independência.

caoguiaSegundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o possui, hoje, cerca de 1,4 milhão de cegos. Em contrapartida, estima-se que o país conte com menos de 100 cães-guias em atividade, segundo dados do Sesi-SP. Para tentar modificar essa realidade, algumas iniciativas vêm sendo tomadas, como o Projeto Cão-Guia – Sesi, de São Paulo e o Projeto Cão-Guia de Cego, do Instituto de Integração Social e de Promoção da Cidadania (Integra), de Brasília, ambos patrocinados pela .

Desde o ano passado, O Projeto Cão-Guia – Sesi – SP treina 32 cães para servirem de guias para trabalhadores da indústria com deficiência visual, previamente selecionados. O Projeto Cão-Guia de Cego, do Integra, já formou 40 cães-guias desde 2011 e conta com um plantel de 78 animais, dentre os quais 26 já estão com deficientes visuais em todo o Brasil e 52 em processo de treinamento.

A PremieR pet, pioneira no desenvolvimento de alimentos Super Premium para cães e gatos no Brasil, tem um enorme orgulho em alimentar os cães destes dois projetos com PremieR Raças Específicas Labrador e Golden Retriver.

Histórico
O auxílio dos cães-guias ao deficiente visual foi, provavelmente, a primeira função “moderna” de trabalho dos cães para o homem. Moderna, porque o cão sempre teve funções para o homem, seja a caça, pastoreio, guarda, tração, etc. Os primeiros cães-guia datam da metade do século XVI, e as primeiras escolas de treinamento foram fundadas na Alemanha durante a 1ª Guerra Mundial para auxiliarem na mobilidade de veteranos de guerra que haviam sido feridos e perdido a visão durante o combate.

Hojé é dia do cão guia, você sabia? foi modificado pela última vez: setembro 2nd, 2013 por Alexandre Domingues
Anterior

Seres humanos e demais animais: hora de discutir a relação

Próxima

Mulher vira cobaia e se submete a testes feitos em animais