Prefeitura de Ilhabela estuda liberar cães em praia

A Prefeitura de Ilhabela (litoral norte de São Paulo) estuda liberar a entrada de cães em uma das praias da cidade. O projeto ainda não tem data para sair do papel e ainda dependerá de estudos sobre seu impacto no ambiente, segundo a médica veterinária da Secretaria de Saúde de Ilhabela, Olga Loureiro.

A praia animal ocupará uma das praias da cidade. Antes de liberar a entrada de cães, é necessário flexibilizar a lei atual existente na cidade. Alei 599 de 1995 proíbe animais de estimação em praias.

A ideia consta de propostas feitas no início da atual gestão de Ilhabela. Além da praia para cães, que integra um dos projetos, outros já foram colocados em prática.

Entre eles está o de recolher cavalos soltos nas ruas e doá-los para entidades assistenciais. A partir da apreensão do animal, o proprietário tem até cinco dias úteis para resgatá-lo. Enquanto isso os cavalos ficam numa fazenda próxima de Ilhabela.

Outra proposta polêmica é a de identificação eletrônica através de implante de microchip e castração do bicho. A estimativa da Secretaria de Saúde é que existam em Ilhabela 6.000 cães e 3.000 gatos. Olga explicou que a proposta é importante principalmente no caso de animais localizados soltos nas ruas.

Via R7
Imagem: Ilustração/Divulgação

Deixe uma resposta