0
Shares
Pinterest Google+

A Pousada Residencial para Idosas, no Grajaú, no , recebeu neste sábado (28) a visita dos cães do . O encontro promoveu uma tarde de interação entre os cães e as idosas da instituição, que puderam interagir, escovar os pelos do animais e conversar com os do Projeto. Nessa visita, o contou com a parceria do músico André Gonçalves, que encerrou visita cantando para as idosas da clinica. A utilização da música, passou a fazer parte do trabalho do este ano, e tem por finalidade, atingir objetivos terapêuticos com crianças e adultos que têm necessidades especiais decorrentes de problemas sociais, emocionais, físicos ou intelectuais.

A partir do mês de junho, a Pousada Residencial para Idosas, contará com visitas mensais do Projeto Pêlo Próximo, que irá ministrar a Terapia Assistida por Animais (TAA), sob a coordenação da terapeuta ocupacional Dra. Luciana Pellagaggi e a fisioterapeuta Dra. Magali Araújo. As visitas terão duração de 2h00, onde serão administrados exercícios para melhorar a coordenação motora das idosas e o equilíbrio.

“Nosso objetivo é inserir o animal como integrante do processo de . Com isso, o terá a possibilidade de realizar a sua terapia usando o animal como facilitador. O , geralmente não gosta de se exercitar e a presença do cão, acaba quebrando a barreira e tudo passa a ser feito com alegria e muita diversão. Os idosos nem tomam consciência de que estão se exercitando. Tudo fica mais prazeroso para os pacientes” – afirma Roberta Araújo, coordenadora geral do Pêlo Próximo.

O Projeto, que realiza um trabalho filantrópico em várias instituições do Rio de Janeiro, conta o apoio da ABRAZ -RJ (Associação Brasileira de Alzheimer –RJ), e desde 2009, já realizou visitas no Retiro dos Artistas, Obra Social Dona Meca, Casa Maternal Mello Mattos, Camp para Terceira Idade, Clínica La Vivencia, Centro de Idosos Bem Viver, Solar da Gávea, Casa Emilien Lacay – Cruzada do Menor, Educandário Romão Duarte e Clinica Geriátrica São Sebastião.

Para conhecer o trabalho desse grupo, basta acessar o site: www.peloproximo.com.br

Autor: Alessandra Fabro
Fonte: Projeto Pêlo Próximo
Projeto de cão terapia promove visita à clínica de idosas no Grajaú foi modificado pela última vez: janeiro 7th, 2014 por Alexandre Domingues
Anterior

Vereadora que propôs extermínio de animais diz ter sido ameaçada de morte

Próxima

Veja esforços de quem se dedica a salvar animais em perigo