Será que os cães também precisariam usar óculos quando envelhecem?

Muitas pessoas começam a perceber uma piora na visão depois dos 40 anos de idade e necessitam usar óculos para leitura. Mas será que os cães também sofrem mudanças na visão quando envelhecem?

Um estudo realizado pelo centro de pesquisa da Nestlé Purina revelou que cães idosos enxergam objetos distantes “borrados”, ou seja, eles se tornam míopes.

Isso quer dizer que a visão canina muda com o passar dos anos, mas de forma diferente dos humanos porque nós temos dificuldade para enxergar objetos que estão perto dos nossos olhos conforme envelhecemos.

Os pesquisadores utilizaram um autorrefrator (aparelho usado na oftalmologia) para medir o estado ótico de 12 beagles com idades entre 1 a 14 anos.

Durante o estudo, cada cachorro passou por 5 medições em cada olho sob luz direta e indireta, totalizando 20 medições diárias.

Eles descobriram que existe uma diferença significativa na visão dos cães idosos em relação aos filhotes. Essa mudança foi notada nos cachorros entre 10 a 14 anos de idade.

Infelizmente, não existem óculos para cães ainda e eles precisam aprender a lidar com essa nova realidade quando envelhecem.

Com tantas novidades surgindo todos os dias no mercado pet, quem sabe alguém não invente uma maneira de nossos companheiros caninos idosos enxergarem melhor futuramente?

Enquanto isso não acontece, precisamos ter alguns cuidados especiais conforme nosso cachorro fica mais velhinho. Quando for fazer gestos, não fique muito distante do pet e procure falar ao mesmo tempo para ajuda-lo.

Deixe uma resposta