0
Shares
Pinterest Google+

A de São Luís (MA), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), está realizando um Programa de da Saúde dos Animais Pertencentes a Condutores de Veículos de Tração (carroças) em todo o município, incluindo a Zona Rural. A partir de agora, cerca de cinco mil animais, entre , e , mapeados em São Luís, receberão cuidados especiais. Eles serão alvos de ações de controle, combate e erradicação de infecciosas, infecto-contagiosas e parasitárias, de notificação obrigatória.

A Superintendência de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal da Semapa realizou a primeira ação do programa no início do mês de setembro, no povoado Andiroba, na Zona Rural, por ocasião da realização do programa Cidadania para Todos, com a presença do prefeito de São Luís, João Castelo.

Neste final de semana, foi a vez do bairro Nova República, na Zona Rural, quando 22 animais receberam cuidados especiais da equipe de quatro médicos veterinários e dois auxiliares, como administração de vitaminas, vermífugos, vacinas para suprir as carências nutricionais, a fim de ajudá-los a evitar distúrbios de locomoção.

Alimentação adequada – A superintendente de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal, Rosany Aranha, disse que, “além do atendimento sanitário, os foram orientados a fornecer uma alimentação adequada para os animais, a fim de que eles possam trabalhar com saúde e eficiência, prolongando, assim, seu tempo de vida através da educação sanitária e do tratamento humanizado”.

“Os carroceiros resistes às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas continuam a servir a sociedade como transportadores de pequenas cargas. É uma profissão que passa, muitas vezes, de pai para filho e continua a ser uma alternativa de geração de emprego e renda para o sustento de muitas famílias maranhenses. É de grande importância proporcionar a estes animais, que trabalham nas carroças, assistência médica veterinária adequada”, disse o secretário Júlio França.

Fonte: Jornal Pequeno
Anterior

Guabi lança linha Granplus para gatos adultos, castrados e filhotes

Próxima

Medicina veterinária está em alta