0
Shares
Pinterest Google+

gato-preto-homem-carinho-amizade-petrede

O tipo de mantido entre homens e gatos pode estar mais próximo da inter-humana do que se pensava. É o que descobriram pesquisadores da Universidade de Viena. Segundo o estudo, publicado na revista especializada Behavioural Processes, a ligação entre gatos e seus donos depende diretamente da personalidade, e idade de ambos, dos sentimentos pontuais e do tempo de entre os dois – características verificadas nos relacionamentos entre seres humanos.

A pesquisa, desenvolvida na cidade de Viena entre 2005 e 2006, observou a relação entre 39 donos e seus gatos. Foram escolhidos todos os tipos de “amizades”: entre donos homens e gatos machos, mulheres e gatas, gatos e mulheres e homens e gatas. A maioria dos animais passava grande parte de seu tempo em casa, convivia bastante com o dono, e o tipo de relação era forte – “os gatos eram considerados amigos, membros da família ou ainda ‘filhos’ de seus donos”, diz o resultado de um questionário preenchido por cada participante.

Os pesquisadores descobriram que a relação entre os gatos e seus donos é baseada em um verdadeiro jogo de interesses; são relações complexas, em que há contribuições emocionais de ambos os lados. Por exemplo, se um dono faz carinho no seu gato quando este pede, depois terá “créditos” com o bicho, quase como se um devesse a retribuição do afago ao outro. E o gato irá recompensá-lo mais tarde.

Também constatou-se que o humor e a personalidade dos donos afetam a forma como o gato reage. Os animais conseguem sentir as variações de humor dos donos, e se recolhem ou se aproximam dependendo disso. Mas só dos donos. “Em nossos estudos, descobrimos que fatores como a abertura do gato às pessoas não são independentes”, diz a pesquisa. Embora não pareça, os bichos reagem de formas diferentes quando com estranhos.

Outros resultados mostraram que, curiosamente, gatos parecem se dar melhor com mulheres. “Nos relacionamentos com uma dona, o número de gatos que iniciam o contato físico é maior que nos relacionamentos de gatos com homens”, independente do sexo do animal. O estudo também aponta que donos neuróticos tendem a ter contato mais distante com seus bichos, ou seja, têm uma relação fria em que o gato sabe que aquela pessoa serve como provedor de alimento e não necessariamente o respeita. A idade e a personalidade do animal também influenciam a relação.

Os pesquisadores de Viena pretendem aprofundar os estudos após constatarem que os mesmos tipos de comportamento não são observados em gatos que são criados mais livres – animais que vivem em casas com jardins, por exemplo, e que passam mais tempo longe dos donos. Nesses casos, não foi constatado que fatores temporais, como o humor momentâneo do dono, pudessem ser levados em consideração pelo bicho. Ainda assim, eles estão seguros de que a relação entre dono e gato envolve certos tipos de interação que fazem um, de fato, entender o que o outro está sentindo, como antes só tinha sido verificado entre humanos.

Fonte: Revista Época
Gatos e humanos têm relações mais complexas do que se pensava foi modificado pela última vez: agosto 28th, 2013 por Alexandre Domingues
Anterior

Aquarismo responsável

Próxima

Animais ajudam a manter a saúde dos homens

  • Pingback: Gatos e humanos têm relações mais complexas do que se pensava | Vida de Gato()

  • Tainah Marques

    ahm?! e a novidade?

  • Pris

    Ah…. mas disso eu já sabia!

  • joao paulo cabelo fenix

    tudo oque esses pesquisadores levaram anos pra descobrir, minha mae ja havia me contado a muito tempo afff

  • Mariana Massafera

    Minha gata só entra em casa quando eu estou. Mesmo que as outras pessoas estejam lá, se eu não estou, ela não entra. E ela só pede para entrar quando eu sento para tomar café de manhã; durante a noite ela sai pra passear ou fica dormindo no porão de casa. Ela não frequenta os outros cômodos da casa, a menos que eu esteja neles. E se sento no computador ela senta ao lado do monitor e fica me olhando sem parar.
    Realmente, a relação entre gatos e humanos é muito diferente e complexa.
    Estamos acostumados demais com a relação de dependência e domínio que temos com os cachorros. Ambos são animais maravilhosos e completamente diferentes entre si. 🙂

  • Marcella

    Concordo Plenamente! Minhas Gatinhas (2) Agem exatamente assim comigo. Uma tinha 13 anos quando partiu e a outra tem 15! 15 anos digamos, é um ” casamento” bem sucedido! 😉

  • Adriano Jesus Fernandes

    Acho que a palavra ‘dono’ deveria ser mudado para ‘escravo’… só isso!

  • Barbara

    só acho que deveria ter sido mudado a palavra ‘dono’, por ‘tutor’ e ter sido colocado um asterisco no final explicando que foi mudado. pra mim é ofensivo falar que eu sou ‘dona’ de um animal, como se ele fosse um objeto. acho questão de ética essa termo ser retirado tanto do nosso vocabulário, quanto do nosso pensamento.

    • Mari

      “Aprecio” seu ponto de vista, mas no meu ponto de vista, seu comentário foi desnecessário, afinal, eu sou sim dona dos meus animais, pois sou responsável por eles. Só interpreta que é objeto quem não tem escrúpulos.

      • James Leer

        Imagino se os gatos de vocês duas se encontrassem… iam se atracar e arrancar os pelos um do outro!

        • Daniela

          Eu acho que a minha gata quem é a minha dona! ^_^

      • Ozzie

        Isso quer dizer que uma mulher é dona de seus filhos, também? Ou que um professor é dono de seus alunos?

  • Tatiana

    Vocês poderia dizer o nome do estudo?

  • juliana

    muito bom este site vou entrar nele mais veses cotinue assim ta obrigada

  • Tenho 17 gatos… Todos castrados e muito bem cuidados… Adaptamos nossa casa para estes peludos amados… Com grades ao redor da casa e um espaço só deles para que se sintam felizes…
    Mas o que quero dizer é que o meu contato é grande e intenso com todos eles, e mesmo os tratando absolutamente da mesma forma cada um tem uma personalidade diferente!
    Tem o hiper carinhoso, a mais esperta, o arisco… e assim vai…
    Dificilmente alguém, algum estudo, por melhor que seja, conseguirá desvendar a alma destes seres que para mim são absolutamente iluminados e além de nossa compreensão!