0
Shares
Pinterest Google+

Mais do que um simples elemento de comunicação, o permite que o gato se tranquilize e também agrade a sua família humana e felina, bem como a ele mesmo. O gato também o faz para estreitar as suas familiares; acalmar e fazer com que os seus durmam ou chamá-los para comer; demonstrar seu estado emocional; demonstrar e aprovação.

Quando os filhotes têm 2 dias de idade, começam a espontaneamente enquanto amam. Essas ajudam os filhotes a se orientarem, e servem para que a mãe saiba que o fluxo lácteo está correto e que está tudo bem… seria como o sorriso de um bebê. A medida que os filhotes crescem são chamados para comer com um ronronado forte e poderoso. Todos estes ronronados “comunitários” servem para criar e manter uma relação familiar estreita, especialmente importante nas primeiras semanas de vida, nas quais a necessidade de proteção por parte da mãe é absoluta.

Nos gatos adultos, o ronronado é utilizado algumas vezes como um sinal de submissão de um gato perante outro dominante. Nestes casos, a possibilidade de um ataque ou luta é reduzida através da distração do agressor, ou estimulação em sua mente de sentimentos de paz e conciliação. Uma fêmea ronrona quase continuamente durante o cortejo e ato sexual.

Cada gato possui uma forma peculiar de ronronar e ela varia amplamente de um para outro, tanto na intensidade como na situação que o induz. Alguns gatos, geralmente, ronronam de forma viva e entusiasmada; outros, por sua vez, só sussurram quietos e com discrição; há os que têm seus ronronados irregulares, ainda que não menos encantadores, ou bem cheios de cortejos, sussurros, assovios e ofegantes; finalmente estão aqueles que são tão discretos que o seu ronronado só pode ser detectado acariciando para sentir em sua , mais do que escutando, as suas vibrações aveludadas.

Fonte: Purina CatChow
Anterior

Como descobrir qual é o cachorro ideal para seu filho?

Próxima

Andar pelo telhado? Não, agora faço natação...

  • Iara fialho costa

     Gato femea ou macho que ronronam?
    ou os dois?