Coelhos lotam parque e podem virar comida para animais de zoo no DF

coelho-filhote-petrede

Uma ameaça felpuda ronda a capital federal: os coelhos viraram uma praga numa área de reserva em Brasília.

Ninguém sabe como eles foram parar no parque. De repente, coelhos surgiram na área central de Brasília.

“Seis animais foram colocados inicialmente. A multiplicação é uma progressão geométrica. Hoje em dia não tenho a menor ideia de quantos tem”, conta o morador Raphael Rios.

Em pouco tempo, os bichinhos viraram a atração da criançada. Enquanto a menina dá a cenoura, o pai fotografa. “Bem bonito”, diz a pequena.

“Por enquanto é uma atração para as crianças. Uma coisa diferente, que rompe essa rotina do dia a dia”, avalia o pai.

Só que a administração do parque vê o surgimento dos animais como um problema. A lei não permite animais exóticos em uma unidade de conservação.

“Existe também um problema ligado ao hábito das pessoas alimentarem esse animal, e esse alimento não só o coelho vai consumir, mas ele também vai despertar o interesse de outros animais que não são de interesse da sociedade: proliferação de ratos”, afirma Edeon Vaz, responsável pelo parque.

Preocupado com o aumento descontrolado do número de coelhos, o governo do Distrito Federal decidiu recolher os animais. Se ninguém quiser adotá-los, eles vão ser exterminados.

“Esses coelhos vão ser coletados, existem várias destinações, uma delas o próprio Jardim Zoológico. Eles vão servir de alimentos mesmo para felinos e outros animais”, explica Vaz.

A notícia surpreendeu os moradores. “É um destino um pouco cruel”, diz um morador.

A idéia de exterminar os coelhos chegou a causar revolta. “De jeito nenhum. Eles ficam aqui com as crianças, brincam à beça com as crianças”, afirma outra moradora.

“Eles são fofinhos e a gente queria dar comida para eles”, diz um menino.

A operação de retirada dos coelhos ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer até a semana que vem.

A direção da Zoonoses, órgão que vai recolher os coelhos, informou que o destino dos animais ainda não está definido, mas que eles devem mesmo ser entregues à administração do zoológico – que não tem jaula para coelhos.

Fonte: Bom Dia Brasil