0
Shares
Pinterest Google+

O porquinho-da-índia não é parente do , é da família da e do . Também não vem da Índia, é encontrado nos países da América do Sul. E por que esse nome? No passado, os europeus chamavam as Américas de Índias Ocidentais, e o bichinho tem corpo que lembra o do suíno, só que em miniatura. Por isso, acredita-se que os espanhóis o nomearam assim.

Em inglês, o porquinho chama-se . Há quem diga que os navios ingleses, que levavam o pequeno para seu país, sempre faziam parada em , na . Isso dava a eles a impressão de que o bicho era de lá. Outra justificativa é que os marinheiros cobravam um guinéu – moeda de ouro da época – para vendê-lo.

O porquinho-da-índia foi levado para a pelos navegadores e fez sucesso como animal de estimação, ao contrário da América do Sul, onde servia de alimento em algumas regiões. Ele é herbívoro, come vegetais como capim e cenoura. No entanto, quando criado pelo homem, alimenta-se principalmente de ração especial para roedores. O adulto pesa de 700 g a 1,2 kg. Vive, em média, seis anos. Pode ter de dois a cinco por ninhada.

Gosta de conviver com outros porquinhos em bando. Em geral, é tímido e produz sons – parece dizer a palavra cuí – quando está assustado, porém, depois que se acostuma, é manso. Adora brincar e receber carinho. Fica mais ativo à tarde e à noite. É vendido em .

petrede-porquinho-da-india-guinea-pigParentes do porquinho
O porquinho selvagem recebe o nome de preá, no . Diferentes subespécies do roedor são encontradas com facilidade em toda a América do Sul. Serve de alimento para cobras, felinos e aves de rapina, mas também podem ser atacados por cães.

A capivara é o maior roedor do planeta, com 45 kg e 1,30 m de comprimento. Habita as Américas do Sul e Central, perto de rios e lagos, por isso é excelente nadadora. Às margens do Rio Pinheiros, na Capital, vive uma grande família delas que não liga para a poluição.

Parentes do porco
O javali é o mais popular porco selvagem. O macho adulto possui duas grandes presas que são usadas para cavar e se defender. É encontrado, principalmente, na Ásia, Europa e África. Tem pelagem escura. Pumba, fiel companheiro de Timão em O Rei Leão, é javali.

Cateto ou porco-do-mato é parente, mas não pertence à família do porco doméstico. Uma das diferenças é o número de dedos nas patas traseiras; ele tem três, o porco, dois. O pelo é escuro e há uma faixa branca em torno do pescoço, como colar. Vive nas Américas.

Bichos de estimação
Nos e Europa é moda criar porquinho (de verdade!) como bicho de estimação. Há criadores especializados que estão desenvolvendo raças cada vez menores. Até mesmo celebridades, como Paris Hilton e a atriz Reese Witherspoon, já o adotaram. Os donos garantem que os minissuínos são ótimos companheiros e limpinhos.

Valentina Gritti, 7 anos, de Santo André, é dona da Lili. Segundo a menina, é mais fácil cuidar do porquinho- da-índia do que de cães e gatos. Ele precisa de uma gaiola com, no mínimo, 70 cm x 50 cm. Não pode ficar exposto ao sol intenso, vento forte e chuva. Também deve ficar solto, pelo menos uma hora por dia, mas nunca sozinho. “Dou alfafa e ração para a Lili comer. Na gaiola tem coisas durinhas para ela roer e gastar o dente, senão, cresce muito e machuca, também não deixa comer direito”, explica Valentina. Esse bichinho é limpinho e não cheira mal, apenas o xixi tem odor forte. Não precisa tomar banho. É necessário apenas trocar o jornal da gaiola diariamente.

Consultoria do biólogo Guilherme Domenichelli e Sheila Favela, bióloga do Pet Center Marginal
O porquinho-da-índia é parente do porco? foi modificado pela última vez: julho 18th, 2014 por Alexandre Domingues
Anterior

Que eles são bonitos e fofinhos não há dúvida... mas será que são felizes?

Próxima

Feromônio sintético ajuda a deixar gatos mais tranquilos

  • mabi

    muito legal

  • Gostei, tenho porco da índia e sabia que não tem nada a ver com porco mas eles sõa muito belezinhas