0
Shares
Pinterest Google+

porquinho-da-india-guinea-pig-close-petrede

Apesar do seu nome comum, o porquinho-da-Índia não é suíno, nem tampouco indiano. O nome deve-se ao fato de originalmente provirem das chamadas “Índias Ocidentais” (atual continente americano), onde alguns povos andinos, no período da colonização, os criavam para deles se alimentarem. Atualmente, em alguns países – como no Perú – ainda existe essa tradição, sendo um prato típico e apreciado na rica culinária local.

Os europeus tomaram contato com o animal desde o século XVI, ao atingirem os domínios do Império Inca. O animal era denominado pelos incas como “”, por causa dos gritos curtos que emite. Eram criados para o consumo, sendo parte da alimentação desse povo.

Ao chegarem à Espanha, os porquinhos-da-índia tornaram-se moda, vindo a espalhar-se por toda a Europa como animais de estimação.

porquinho1

Com relação ao seu nome em língua inglesa, “”, existem duas teorias:
1 – A de que as embarcações inglesas por fazerem escala na costa da Guiné, deram às pessoas a ideia de que os animais eram originários daquela região (e não da costa pacífica sul-americana);
2 – Ao preço cobrado pelos marinheiros ingleses pelos animais, um guinéu, moeda de ouro utilizada à época.

Desde o século XIX estes roedores vem sendo utilizados em estudos experimentais de , por isso são também conhecidos pelo nome de cobaias, termo que, por vezes, também é utilizado para designar os .

Fonte: Wikipédia
Você conhece a do Porquinho da Índia? foi modificado pela última vez: setembro 4th, 2013 por Alexandre Domingues
Anterior

Tratamentos alternativos para animais

Próxima

Como gatos sobrevivem a quedas de grandes alturas?