0
Shares
Pinterest Google+

O primeiro evento oficial do universo felino de 2014 em já tem data para acontecer: será nos dias 8 e 9 de março, em um local que tem a cara da cidade: a Avenida Paulista.

Organizado pelo CBG – Clube Brasileiro do Gato em parceria com a , o evento reunirá nada menos do que 300 gatos de 22 diferentes raças, inclusive raras (como as três raças sem pelo – , e Dom ), gigantes (, , , e ), tradicionais (, e ), além do querido SRD (vira-lata) e muitos outros.

Um destaque deste primeiro de quatro eventos que acontecerão ao longo de 2014 fica por conta de dois filhotes de uma raça grande inédita: Neva Masquerade. “É uma raça irmã do Siberiano, na variedade colourpoint, ou seja, com uma marcação de cores diferente. São os primeiros nascidos aqui no Brasil”, revela Gerson Alves, presidente do CBG – Clube Brasileiro do Gato. A “mãe” orgulhosa é a criadora Rubia Lasiger, professora de matemática e especialista na raça Siberiano, que revela: “eles têm como características também os olhos azuis, temperamento dócil, carinhoso e amigo. É uma raça apaixonante, originária de São Petesburgo, na Rússia”.

A presença do Neva Marquerade marcará um outro acontecimento inédito para o Clube Brasileiro do Gato. “Teremos representantes de todas as cinco raças consideradas grandes juntos pela primeira vez”, comemora Gerson Alves. Enquanto a maioria dos gatos pesa entre 2kg e 4kg, esses de grande porte podem alcançar 10kg e medir até 1,1m de comprimento. São raças que estão conquistando os brasileiros com seu temperamento amigo e beleza exuberante.

Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento é uma ótima oportunidade para gateiros e gateiras verem de perto a variedade de raças e terem contato com mais de cem criadores, que são uma ótima fonte de informação para quem tem ou deseja ter um gato como animal de companhia. Afinal, gato não é tudo igual. E informação é a base para uma convivência harmoniosa e saudável.

Gatos conquistam São Paulo
A última edição do evento, realizada em novembro de 2013, registrou uma visitação recorde de 7 mil pessoas, evidenciando o crescente interesse dos paulistanos pelos felinos. “Recebemos um público eclético, incluindo diversas faixas etárias, muitas famílias com crianças, inclusive idosos. Observamos que as pessoas retornam a cada encontro e trazem novos amigos. É uma alegria ver nossos eventos entrarem para a agenda dos paulistanos, pois dessa forma podemos disseminar cada vez mais a diversidade, o conhecimento e o amor pelos felinos”, afirma.

De acordo com Madalena Spinazzola, gerente de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieR pet, patrocinadora oficial do CBG – Clube Brasileiro do Gato, este será mais um grande encontro da gatofilia nacional. “Especialmente de 2011 para cá notamos um crescimento exponencial de gateiros e gateiras pelo país. Esperamos para este evento um público entusiasmado e muitas demonstrações de carinho pelos gatos, que vêm ganhando espaço nas casas e no coração das pessoas”, afirma.

Madalena destaca que o Brasil nunca teve tantos felinos. Atualmente são mais de 21,3 milhões de bichanos e o número vem crescendo rumo à liderança no universo pet, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet. Embora os cães ainda sejam maioria, o time dos gatos se multiplica mais rápido e deve predominar dentro de dez anos. Em países desenvolvidos como Estados Unidos, França e Alemanha, a população de gatos já é maior que a de cães.

Premiação
Enquanto os visitantes poderão aprender mais sobre os bichanos e se encantar com tantos exemplares, os mais de cem criadores irão se agitar com uma competição bastante exigente. Afinal, os eventos do CBG incluem um campeonato com juízes internacionais e reúne um time de gatos campeões.

Serão cinco juízes vindos da Holanda, Polônia, França e Argentina, que farão suas avaliações em uma série de diferentes categorias, considerando raça e faixa etária. No final, serão eleitos os melhores exemplares e um best over all de cada dia. Os campeões acumulam pontos para suas posições no ranking nacional.

Serviço
148ª. e 149ª. Eventos Internacionais do Clube Brasileiro do Gato
Patrocínio: PremieR pet
Data: 8 e 9 de março de 2014
Horário: das 10h às 17h
Local: Club Homs
Endereço: Avenida Paulista, 735 – São Paulo
Entrada gratuita para visitantes
Há estacionamento pago no local
Não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.
Inscrições para expositores e mais informações: www.clubebrasileirodogato.com.br

Anterior

Coprofagia: entenda por que os cachorros comem cocô

Próxima

Mais uma receita de leite para gatinhos recém nascidos