Animais de estimação têm luxo e mordomia ao alcance das patas

Os animais de estimação não têm do que reclamar. Em julho começou a operar a companhia aérea americana Pet Airways, a primeira destinada a bichinhos de estimação. O avião leva 19 humanos e até 50 animaizinhos, porque as fileiras de bancos foram substituídas por gaiolinhas próprias para cães e gatos. Essa, porém, não é a única mordomia do reino animal. Roupinhas, acessórios de beleza, camas confortáveis, perfumes, alimentação balanceada, festas de aniversário, ofurô, personal dog, docinhos e até produtos inspirados em artigos de grife de moda fazem parte da extensa lista.

A marca americana Haute Diggity Dog, por exemplo, produz acessórios e brinquedos bem-humorados para animais, parodiando itens do consumo de luxo. Uma de suas clientes é Paris Hilton, que já foi vista saindo da loja de Los Angeles com uma cama inspirada em bolsas da marca Louis Vuitton para seu chihuahua Tinkerbell.

Os itens da Diggity Dog são tão famosos entre celebridades que já foram dados como um dos brindes aos indicados de prêmios como Oscar e Emmy. Entre as criações da dupla de empresárias Pamela Reeder e Victoria Dauernheim, estão referências a produtos como a vodca Absolut, sapatos Christian Louboutin, Chanel nº 5 e até a famosa caixinha azul da Tiffany, transformados em divertidos brinquedos.

Os cães têm também sua própria versão da revista Vogue, a Dogue, ou podem brincar com seu I Paw, versão canina do I Pod. Os itens da marca podem ser encontrados em diversas lojas virtuais fora do Brasil e alguns produtos são vendidos na Amazon Zoo, em São Paulo.

Ofurô e padaria
Por aqui, a gama de agrados ao pets também é extensa. Um deles é o ofurô para cães e gatos. “Proporciona uma melhor circulação sanguínea nos animais, acelerando o metabolismo e eliminando as toxinas, além de oferecer benefícios de ordem mental, especialmente para relaxamento, combate do estresse do dia a dia e diminuição da hiperatividade”, garante a médica veterinária Cleiser Kurashima, supervisora de marketing da Pet Society. O banho de imersão sai, em média, por R$ 30 nos pet shops.

Os animais contam também com padaria especializada. São 50 produtos, como bolos e tortas, para agradar até mesmo aos paladares mais exigentes. “Os ingredientes são todos em pó e os alimentos não contêm conservantes, açúcar ou sal. Aliás, açúcar só de frutas e os humanos também podem comer os quitutes”, diz Rodrigo Justino da Silva, proprietário da The Dog Bakery.

O item mais barato da loja é o biscoito em espiral (R$ 1, cada) e, o mais caro, o bolo de 1,2 kg (R$ 55). “O bolo é de frutas ou de carovit, um chocolate especial para cães, que não é de cacau, mas derivado de uma planta mediterrânea”, conta Silva.

Personal dog
E se como tudo isso fosse pouco, há ainda o personal dog. O serviço é oferecido para que os cães se exercitem e entre em contatos com outros do mesmo porte e sexo. “É um trabalho para os grandes centros, onde os cachorros vivem muito presos. A ideia é que passem um dia da semana conosco para participar de algumas atividades, como recreação, caminhadas na esteira para queimar energia, natação e agility (esporte com provas de habilidade)”, explica o adestrador Adriano Soares, do Spa Cia Cães. O pacote mensal custa R$ 150.

O mesmo local também oferece um hotel para os melhores amigos do homem. E com toda a mordomia. Conta com boxes individuais, alimentação e atividades durante o dia com a finalidade de manter o equilíbrio físico e emocional. O preço da diária é de R$ 20.