0
Shares
Pinterest Google+

Caravana cultural, promovida pela Intervet/Schering-Plough, apresentou 96 sessões de teatro e em seis brasileiras

De 3 de maio a 18 de junho, uma carreta-teatro itinerante percorreu seis cidades brasileiras para levar sessões de cinema e teatro gratuitas para as crianças. O projeto cultural Circuito Estradafora- Caravana Intervet/Schering-Plough fez parte da Semana de Prevenção à , que teve como objetivo promover o lazer, a e o acesso à cultura, além de levar e conscientizar a população sobre a , de grande importância para a saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. No total foram oferecidas 96 sessões de teatro e cinema para mais de 10 mil espectadores.

Especialmente desenvolvida para mostrar a importância da saúde na interação homem-animal, abordando especificamente a leishmaniose visceral, a peça teatral “O Fim da Picada” apresentou de forma lúdica, por meio de bonecos, um tema de grande importância para a população. Os escolhidos foram Up Altas Aventuras e Os Thornberrys – O Filme. As sessões foram veiculadas dentro de uma carreta-teatro de 15 metros, com capacidade para acomodar 150 espectadores sentados, com todo o conforto tecnológico de uma sala cultural convencional, com ar-condicionado, palco, iluminação, sonorização, projetor e tela.

O trajeto da Caravana teve início em Campinas-SP, seguiu até Recife-PE, passou por Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campo Grande-MS e terminou em São José do Rio Preto-SP. A estratégia foi divulgar as informações para cidades endêmicas ou consideradas de risco para leishmaniose. A carreta-teatro ficou estacionada em cada cidade por quatro dias e ofereceu duas sessões de teatro e duas de cinema por dia, gratuitamente para crianças de escolas públicas e privadas, com idade entre 6 e 14 anos.

O projeto foi muito bem recebido por onde passou. “Nosso objetivo foi divulgar, através de culturais, a necessidade de se cuidar dos pets, a importância que eles têm no familiar, além de promover as formas de prevenção contra a leishmaniose. Queremos alertar, e nada melhor do que o teatro e o cinema para falar com as crianças, que são os agentes de transformação dentro da família. Elas adquirem o conhecimento, repassam para seus familiares e ainda fiscalizam se eles estão fazendo corretamente”, ressaltou a gerente de Produtos da Intervet/Schering-Plough, Andrea Bonates.

A leishmaniose visceral

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença de grande importância para a saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. É transmitida, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas e o número de óbitos é de aproximadamente 200, anualmente.

Atitudes simples, como a limpeza de quintais com a remoção de fezes e restos de folhas e frutos em decomposição, por exemplo, ajudam a combater a doença, uma vez que o mosquito que a transmite ao cão e ao homem coloca os ovos em locais ricos em matéria orgânica. Donos de cães também devem utilizar medidas que diminuam o risco do cão se infectar, como, por exemplo, o uso da impregnada de deltametrina a 4%, recomendada pela OMS como forma de controle da doença.

Sobre o Circuito Estradafora

O circuito foi desenvolvido com o conceito de que pudesse viajar de forma autônoma para qualquer lugar do país, pois conta com estrutura e equipe próprias, podendo realizar o trabalho com a mesma qualidade nas mais diferentes situações.

Com o intuito de democratizar o acesso à cultura, o Circuito Estradafora já superou a marca de 285.202 espectadores em 172 cidades localizadas em todo o território brasileiro.

A estrutura do Circuito destaca-se por utilizar uma tecnologia inovadora, uma confortável carreta-teatro de 15 metros com capacidade para 150 espectadores sentados, ambiente com ar-condicionado, iluminação, sonorização e projeção. Toda essa infraestrutura se baseia na crença
do Teatro de Tábuas de que a arte é uma ferramenta eficiente para desenvolver o senso crítico da sociedade, além, é claro, de proporcionar entretenimento.

Sobre a Intervet/Schering-Plough Animal Health

A Intervet/Schering-Plough Animal Health, com sede em Boxmeer, Holanda, tem seu foco em , , e comercialização de produtos para a saúde animal. A empresa oferece aos um dos portfólios mais amplos e inovadores em Saúde Animal, abrangendo produtos de apoio ao desempenho e prevenção, tratamento e controle de doenças em todas as principais espécies de animais na e animais de companhia. A Intervet/Schering-Plough Animal Health é uma unidade de de propriedade integral da Merck & Co., Inc., com sede em Whitehouse Station NJ, USA. Para obter mais informações sobre a Intervet/Schering-Plough Animal Health acesse: www.intervet.com e www.merck.com.

Anterior

Luta por cão em Santo Ângelo acaba na Justiça

Próxima

É hora de vacinar seu cão contra a cinomose